15 oct 2012

Conexão VPN da Unicamp

Nota pós-edição: este problema é facilmente resolvido em versões de Debian Wheezy ou superior ou Ubuntu 12 ou superior. 

Quem tem Linux saberá que o atendimento ou suporte ao cliente não sempre é tão bom quando vc menciona que usa alguma coisa que não seja Windows (parece inacreditável, mas acontece também para os usuários de Mac!). O importante nesses casos e achar o cara (ou senhorita) que manje de Linux. No caso do centro de computo da Unicamp eu já achei, mas não sem encher o saco e pentelhar muito. Agora, meante a ajuda deste guru unicampino, eu consigo me conectar à rede VPN da Unicamp desde a minha casa. Aqui va uma explicação para ver se isto pode ajudar a alguém a não ter que passar pelo perrengue que eu já passei.
Por algum motivo, as distribuições atuais de Debian e derivados (08/2012) não atualizam o arquivo resolv.conf depois de se conectar ao VPN da Unicamp. Se depois de te conectar ao VPN, você não pode navegar pela web, então pode ser que aqui este a solução ao teu problema:
Como root você deve editar o arquivo resolv.conf e anhadir a seguinte linha:

nameserver 143.106.2.5
que é o DNS da Unicamp para conexoes VPN. Espero que serva.

No hay comentarios.:

Mi camino recorrido